A professora começou por colocar perguntas sobre os elementos paratextuais, capa, contracapa e lombada...título, autor, ilustrador e editora.
De seguida foi apresentado o título da história e fez-se um breve diálogo sobre o mesmo. Foram apresentadas as personagens da história aos alunos para que estes desde o início ficassem motivados pela mesma.
Sendo as personagens, animais, os alunos realizaram uma ficha de trabalho onde teriam de colocar o alimento preferido das respectivas personagens.
Após esse trabalho, foi pedido aos alunos que também eles imaginassem o sabor da Lua.
Cada aluno transportou para uma outra ficha de trabalho o sabor a que a Lua lhes fazia lembrar.
Sendo as personagens, animais, os alunos realizaram uma ficha de trabalho onde teriam de colocar o alimento preferido das respectivas personagens.
Após esse trabalho, foi pedido aos alunos que também eles imaginassem o sabor da Lua.
Cada aluno transportou para uma outra ficha de trabalho o sabor a que a Lua lhes fazia lembrar.
Depois de uma conversa divertida e muito enriquecedora os alunos prepararam-se para ouvir a história.
A professora leu a história em voz alta, os alunos mostraram muita curiosidade ao longo da mesma, sendo introduzido inclusive, o diálogo ao longo da leitura do conto.
No final, os alunos voltaram a recontar a história e a professora ao longo desse trabalho construiu de forma bastante apelativa e com a ajuda das personagens um cartaz onde se fazia o resumo da mesma.
No caderno diário escreveram o nome da obra, do autor, do ilustrador e da editora. Também realizaram uma ficha de trabalho com conteúdos de Matemática, onde foi feito um gráfico para perceber qual o animal que se repetiu mais vezes na escolha dos alunos, sendo os preferidos o peixe e a tartaruga.
A professora leu a história em voz alta, os alunos mostraram muita curiosidade ao longo da mesma, sendo introduzido inclusive, o diálogo ao longo da leitura do conto.
No final, os alunos voltaram a recontar a história e a professora ao longo desse trabalho construiu de forma bastante apelativa e com a ajuda das personagens um cartaz onde se fazia o resumo da mesma.
Foi pedido aos alunos que fizessem uma análise da história e chegou-se à conclusão pretendida. Os animais (todos diferentes uns dos outros) foram amigos entre si, lutando em conjunto para atingir um fim que era alcançar a Lua para lhe tomar o sabor. Nós, as pessoas, na vida também devemos ser amigos uns dos outros para alcançarmos o nosso grande objectivo que é, sermos felizes, ou seja, todos diferentes, mas, unidos por um fim.
No final do diálogo, os alunos realizaram uma ficha de trabalho, na qual rodearam as vogais aprendidas, fizeram a divisão silábica dos nomes das personagens, desenharam o animal preferido da história.
No caderno diário escreveram o nome da obra, do autor, do ilustrador e da editora. Também realizaram uma ficha de trabalho com conteúdos de Matemática, onde foi feito um gráfico para perceber qual o animal que se repetiu mais vezes na escolha dos alunos, sendo os preferidos o peixe e a tartaruga.
Sem comentários:
Enviar um comentário