Leitura do conto de Natal "Os sapatos do Pai Natal" de José Fanha.
Os alunos observam os elementos e toda a informação da capa e contracapa.
Analisam o livro: exploração táctil e visual.
Identificam os elementos paratextuais da capa, contracapa, lombada.
Registam a informação numa ficha previamente elaborada.
Os alunos estabelecem comparações, partindo do título da obra em estudo.
Preenchem um mapa de comparações.
Antecipam o conteúdo da história com base no título e na ilustração da capa e registam numa ficha.
Ilustram o texto.
Ouvem a leitura da obra “Os sapatos do Pai Natal” na voz da professora.
Durante a leitura. É agora que o aluno mais se envolve com o texto, estabelece conexões, questiona, cruza a informação textual com saberes acerca do mundo empírico e histórico – factual. As actividades de leitura em voz alta (professora) dá vida ao texto, pois “ler expressivamente é dar corpo à leitura”, transmite emoções… A leitura foi necessária para obter informações rápidas, selectivas e eficazes, exigidas para uma reflexão sobre o assunto. A informação textual integra-se nos conhecimentos do leitor e a compreensão acontece (a leitura ocorre como um processo de verificação de previsões que leva à construção da compreensão do texto). A leitura é aqui apresentada como um diálogo entre o leitor e o texto.
domingo, 20 de dezembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Continuem a trbalhar assim! Muito bem.
ResponderEliminar4ºA