quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A escola das letras

Competência específica: Leitura da obra “O circo das palavras voadoras”
Descritores de desempenho:


  • Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e reagir ao texto.
    Prestar atenção ao que ouve de modo a tomar possível.

  • Responder a questões acerca do que ouviu.

  • Usar vocabulário adequado ao tema e à situação.

  • Saber manusear livros folheando-os correctamente.

  • Antecipar conteúdos.

  • Mobilizar conhecimentos prévios.

  • Exprimir sentimentos, emoções, opiniões provocadas pela leitura de textos.

  • Responder a questões sobre o texto.

A partir da observação do livro, os alunos tentam descobrir a parte do título que está oculta, registando as suas ideias no quadro.
- Copiam todos os possíveis títulos para uma ficha previamente elaborada.
- Visualizam o título original e comparam com os títulos sugeridos anteriormente.
- Os alunos analisam o livro: exploração táctil e visual.
- Identificam os elementos paratextuais da capa, contracapa, lombada.
- Registam a informação numa ficha previamente elaborada.

Antecipam o conteúdo da história com base no título e na ilustração da capa e registam numa ficha.

Ouvem a leitura do primeiro capítulo do livro “A escola das letras” na voz da professora.
Visualizam e descrevem as ilustrações no decorrer da leitura.

Comentam a história ouvida.
Cada aluno retira um cartão com uma letra da “caixa das letras”, cada letra apresenta uma questão que o aluno lê e escolhe o colega que vai responder em voz alta.
Os alunos organizam as letras do verso das questões e formam a frase “A escola das letras”.
Realizam uma ficha de leitura


Discutem, oralmente, a resolução da ficha.
Escrevem colectivamente no quadro, um acróstico do alfabeto.
Escrevem o acróstico respeitando a história ouvida, as regras básicas de ortografia e pontuação, assegurando a continuidade referencial, marcando abertura e fecho, tendo por fim, uma mancha gráfica satisfatória.
Lêem e reflectem sobre o escrito.
Copiam o acróstico para uma ficha elaborada para esse fim.
Cada aluno recebe uma letra do alfabeto e ilustra-a.




Formam palavras com as letras ilustradas.
Reflectem sobre o trabalho desenvolvido.
Elaboram a ficha de autoavaliação.

Sem comentários:

Enviar um comentário