Competência(s) específica(s): Leitura
Descritor(es) de desempenho
• Prestar atenção ao que ouve de modo a tomar possível:
- Responder a questões acerca do que ouviu.
- Identificar informação essencial e acessória.
• Usar vocabulário adequado ao tema e à situação.
• Antecipar conteúdos.
• Mobilizar conhecimentos prévios
• Exprimir sentimentos, emoções, opiniões provocadas pela leitura de textos.
• Redigir textos de acordo com o plano previamente elaborado em colaboração com o professor.
• Cuidar da apresentação final do texto.
Conteúdo(s)
• Vocabulário relativo ao livro:
• Vocabulário relativo ao livro:
título,
capa,
contracapa,
lombada,
ilustrações,
ilustrador
• Autor
• Texto narrativo
• Componentes da narrativa:
capa,
contracapa,
lombada,
ilustrações,
ilustrador
• Autor
• Texto narrativo
• Componentes da narrativa:
personagens,
espaço,
tempo,
acção
- Num primeiro momento é apresentado o tema da história a trabalhar com a visualização da capa do livro, projectado no quadro interactivo. Os alunos terão de antecipar a história perante dos estímulos visuais.
Actividades Antes da Leitura:
- Identificam os elementos paratextuais da capa, contracapa, lombada.
- Registam a informação numa ficha previamente elaborada.
- Antecipam o conteúdo da história com base na visualização da capa do livro, projectado no quadro interactivo e nas explorações realizadas. Registam numa ficha.
espaço,
tempo,
acção
- Num primeiro momento é apresentado o tema da história a trabalhar com a visualização da capa do livro, projectado no quadro interactivo. Os alunos terão de antecipar a história perante dos estímulos visuais.
Actividades Antes da Leitura:
- Identificam os elementos paratextuais da capa, contracapa, lombada.
- Registam a informação numa ficha previamente elaborada.
- Antecipam o conteúdo da história com base na visualização da capa do livro, projectado no quadro interactivo e nas explorações realizadas. Registam numa ficha.
Durante a Leitura:
- Ouvem a leitura na voz do professor.
- Visualizam e descrevem as ilustrações no decorrer da leitura.
- Respondem a pergunta de previsão
- Comentam a história ouvida.
-Um aluno retira uma questão da “caixa da interpretação”, lê e escolhe o colega que vai responder a questão em voz alta.
- Ouvem a leitura na voz do professor.
- Visualizam e descrevem as ilustrações no decorrer da leitura.
- Respondem a pergunta de previsão
- Comentam a história ouvida.
-Um aluno retira uma questão da “caixa da interpretação”, lê e escolhe o colega que vai responder a questão em voz alta.
Actividades após a Leitura:
Realizam uma ficha de leitura
Discutem, oralmente, a resolução da ficha.
Ordenam as imagens da história na folha de registo distribuída.
Fazem a caracterização física e psicológica do lobo.
Elaboram um Bilhete de Identidade sobre a história ouvida.
Reflexão do trabalho desenvolvido. Elaboração da ficha de autoavaliação.
eu adorei este trabalho.mariana do2b
ResponderEliminar