sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Encontro com o escritor António Torrado

Encontro com o escritor António Torrado - Escola Básica de Távora
Foi com um rasgado sorriso e um ar de boa disposição que o escritor António Torrado iniciou este encontro. Sobejamente conhecido de todos nós, este conceituado autor deleitou todos os que com ele puderam conversar e conviver.
A recepção ao escritor foi realizada pelos alunos e professores com um “cordão humano” à porta da nossa Escola.
O escritor observou os trabalhos realizados pelos alunos, expostos pela escola, fazendo apreciações bastante elogiadoras.





Durante o encontro com o António Torrado fez-se a apresentação de contos em texto dramático: “A escola a rir” e “A prima do Anacleto”.

Dramatização das peças de teatro: “Vem aí o Zé das Moscas” e “A história de um papagaio”.
Registo o facto de considerar que fomos afortunados por ouvir algumas histórias que o escritor fez menção de narrar, interpretando, a rigor, o papel de cada personagem.
Continuamos com um animado diálogo (entrevista) entre o escritor e os alunos.
O autógrafo final e individual do escritor perpetua a sua passagem por esta escola e pela vida das nossas crianças.

Visitou, ainda, a nossa biblioteca escolar assinando o livro de honra.

Finalizamos com um convívio entre os professores do 1º Ciclo, a direcção da Escola e o escritor.
Este encontro foi muito enriquecedor e ultrapassou as expectativas criadas. Os conteúdos abordados foram oportunos, adequados e transmitidos de forma clara, acessível e essencialmente aprazível.
Vivemos momentos de cultura e elevação, logo, a satisfação não podia ser maior.
O encontro com o escritor permitiu o contacto com um grande autor de literatura infantil contemporânea e com um vasto número de obras da sua autoria. Como preparação para a visita do escritor foram trabalhadas em sala de aula as seguintes obras: “100 histórias bem dispostas”; “ Ler, ouvir e contar”; “Hoje há palhaços; “Os meus amigos”; “Da rua do ouvidor para a rua do contador”e “Teatro às Três Pancadas”.
Simultaneamente procedeu-se a audição na voz do autor de algumas das suas histórias no site http://www.históriadodia.pt/. Elaborou-se o guião de uma entrevista. Expõe-se os trabalhos realizados pelos alunos. Realizou-se um cartaz divulgador com as fotografias e biografia do autor.
Deste modo, os alunos enriqueceram o seu património literário (textos, enredos, autores, temas, recursos de forma e conteúdo…).
Permitiu, ainda, aos professores aprofundar conhecimentos que já possuíam das suas obras, em especial no que respeita às dedicadas aos mais jovens.
Estamos gratos a António Torrado, pelo modo como colocou desafios claros e inteligentes. Neste âmbito, deixou como repto, aos alunos, a continuação de uma história por ele iniciada “A folha que teimava em não cair da árvore”. Este trabalho proporcionará aos alunos a troca de experiências e a reflexão sobre a estrutura e outras características do texto, proporcionará experiências de escrita, oportunidades de partilha e o desenvolvimento de saberes.
Esta actividade foi divulgada à comunidade educativa através de um desdobrável.

Sem comentários:

Enviar um comentário