Posteriormente foi apresentado um Pai Natal com o formato de um marco de correio para que os alunos antecipassem a finalidade desse Pai Natal: elaboração de uma carta ao Pai Natal.
Tanto a história analisada no primeiro momento, como o Pai Natal – marco de correio, funcionaram como motivação para as actividades que se prendiam desenvolver.
Numa fase inicial, averigou-se os conhecimentos prévios dos alunos sobre uma carta, colocando a questão: “O que sei sobre uma carta?”. Os alunos registaram todas as suas ideias, no quadro interactivo, formando uma chuva de ideias. Foi fornecido aos alunos nova informação: “A carta é também um tipo de texto, mas com uma finalidade própria. É um meio de comunicação pessoal que serve para as pessoas comunicarem umas com as outras e que perdura ao longo do tempo, ao contrário de outros meios de comunicação.”
Depois de a turma estar esclarecida sobre o que é uma carta, colocou-se outra questão pertinente: “Que tipos de cartas conheces?”. Respondendo a esta questão, os alunos registaram, no quadro interactivo, todos os tipos de cartas que conheciam. .
Posteriormente, tiveram oportunidade de visualizar e explorar diferentes tipos de carta: amor, amizade, reclamação e candidatura. E diferenciam a formalidade implícita nos diferentes tipos de carta
Seguidamente foi apresentada outra questão: “O que deve conter uma carta?”. À qual os alunos compuseram outra chuva de ideias no quadro interactivo.
Foram apresentadas, aos alunos, as partes principais de uma carta e as suas funções (local e data, saudação, introdução, desenvolvimento, conclusão e despedida).
Finalizada a chuva de ideias, os alunos receberam a proposta da realização colectiva de uma carta ao Pai Natal. A turma participou na redacção da carta e tiveram em atenção os vários elementos que a constituem e as regras básicas de ortografia e pontuação. Findada a tarefa, os alunos leram e reflectiram sobre a produção escrita. Foi-lhes apresentada de seguida uma cartolina intitulada “Carta ao Pai Natal” que continha uma carta feita por um menino ao Pai Natal.
Foram apresentadas, aos alunos, as partes principais de uma carta e as suas funções (local e data, saudação, introdução, desenvolvimento, conclusão e despedida).
Finalizada a chuva de ideias, os alunos receberam a proposta da realização colectiva de uma carta ao Pai Natal. A turma participou na redacção da carta e tiveram em atenção os vários elementos que a constituem e as regras básicas de ortografia e pontuação. Findada a tarefa, os alunos leram e reflectiram sobre a produção escrita. Foi-lhes apresentada de seguida uma cartolina intitulada “Carta ao Pai Natal” que continha uma carta feita por um menino ao Pai Natal.
Os alunos receberam e exploraram um catálogo de brinquedos do “Toys R Us”, que constituiu uma outra motivação para a actividade. A distribuição deste catálogo teve como objectivos o contacto com um outro tipo de escrita e leitura, a escolha dos presentes que desejariam e a escrita correcta do nome dos brinquedos.
Belíssimo trabalho.
ResponderEliminarParabéns
Realizamos estas actividades com muita motivação e empenho. Aprendemos imenso sobre as cartas.
ResponderEliminar2º B
Bom trabalho.Muitos parabens.tiago martins
ResponderEliminarEU ADOREI
ResponderEliminarBJ