quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Momentos de escrita

Os alunos ouvem a leitura, na voz da professora, do primeiro capítulo da obra “Desejos de Natal” de Luísa Ducla Soares, como motivação para a aula. Este conto "A carta para o Pai Natal", retrata uma história triste de um menino pobre, o Zeca, que apesar de todos os anos escrever uma carta ao Pai Natal, nunca recebeu um presente, ao contrário dos seus colegas. À medida que a leitura era feita, foram visualizadas e exploradas as imagens de cada página, bem como foram colocadas questões aos alunos de forma a facilitar-lhes a compreensão e proporcionar-lhes uma maior motivação e suspense.
Posteriormente foi apresentado um Pai Natal com o formato de um marco de correio para que os alunos antecipassem a finalidade desse Pai Natal: elaboração de uma carta ao Pai Natal.
Tanto a história analisada no primeiro momento, como o Pai Natal – marco de correio, funcionaram como motivação para as actividades que se prendiam desenvolver.
Numa fase inicial, averigou-se os conhecimentos prévios dos alunos sobre uma carta, colocando a questão: “O que sei sobre uma carta?”. Os alunos registaram todas as suas ideias, no quadro interactivo, formando uma chuva de ideias. Foi fornecido aos alunos nova informação: “A carta é também um tipo de texto, mas com uma finalidade própria. É um meio de comunicação pessoal que serve para as pessoas comunicarem umas com as outras e que perdura ao longo do tempo, ao contrário de outros meios de comunicação.”

Depois de a turma estar esclarecida sobre o que é uma carta, colocou-se outra questão pertinente: “Que tipos de cartas conheces?”. Respondendo a esta questão, os alunos registaram, no quadro interactivo, todos os tipos de cartas que conheciam. .

Posteriormente, tiveram oportunidade de visualizar e explorar diferentes tipos de carta: amor, amizade, reclamação e candidatura. E diferenciam a formalidade implícita nos diferentes tipos de carta
Seguidamente foi apresentada outra questão: “O que deve conter uma carta?”. À qual os alunos compuseram outra chuva de ideias no quadro interactivo.
Foram apresentadas, aos alunos, as partes principais de uma carta e as suas funções (local e data, saudação, introdução, desenvolvimento, conclusão e despedida).


Finalizada a chuva de ideias, os alunos receberam a proposta da realização colectiva de uma carta ao Pai Natal. A turma participou na redacção da carta e tiveram em atenção os vários elementos que a constituem e as regras básicas de ortografia e pontuação. Findada a tarefa, os alunos leram e reflectiram sobre a produção escrita. Foi-lhes apresentada de seguida uma cartolina intitulada “Carta ao Pai Natal” que continha uma carta feita por um menino ao Pai Natal.







Os alunos receberam e exploraram um catálogo de brinquedos do “Toys R Us”, que constituiu uma outra motivação para a actividade. A distribuição deste catálogo teve como objectivos o contacto com um outro tipo de escrita e leitura, a escolha dos presentes que desejariam e a escrita correcta do nome dos brinquedos.

4 comentários:

  1. Belíssimo trabalho.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Realizamos estas actividades com muita motivação e empenho. Aprendemos imenso sobre as cartas.
    2º B

    ResponderEliminar
  3. Bom trabalho.Muitos parabens.tiago martins

    ResponderEliminar