Descritores de desempenho:
- Planificar textos de acordo com o objectivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos:
- Recolher a informação em diferentes suportes;
- Organizar a informação
- Escrever texto informativo mediante proposta do professor;
A partir da visualização da palavra “Outono”escrita no quadro, os alunos fazem a chuva de ideias.
Visualizam o léxico e conceitos que possuem sobre o tema.
Ouvem a leitura de um texto informativo na voz da professora
Tiram notas no decorrer da leitura
Comentam o texto ouvido, esclarecendo dúvidas quanto ao sentido ou quanto a palavras novas
Acrescentam na chuva de ideias os novos conhecimentos adquiridos com a audição do texto com cor diferente.
Copiam a chuva de ideias para uma ficha previamente elaborada
Recebem uma ficha para seleccionarem, categorizarem e organizarem o léxico recolhido na chuva de ideias, construindo, assim um mapa semântico de Outono.
Escrevem colectivamente no quadro, um texto informativo, a partir do mapa semântico.
Escrevem o texto respeitando o tema, as regras básicas de ortografia e pontuação, assegurando a continuidade referencial, marcando abertura e fecho, tendo por fim, uma mancha gráfica satisfatória.
Lêem e reflectem sobre o escrito.
Copiam o texto para uma ficha elaborada para esse fim.
Ilustram o texto.
Reflectem sobre o trabalho desenvolvido, julgando da pertinência de realizar pesquisas para saber mais sobre determinados assuntos, comparando as palavras que surgiram na chuva de ideias inicial e as palvras que surgiram depois do texto ouvido, assim como da pertinência da planificação.
A nível da área de Estudo do Meio - preenchem o esquema "Os cinco sentido do Outono".
Ao ver estas actividades fico bastante contente em saber que se pratica um ensino enriquecedor e motivador, muito diferente do de antigamente. Parabéns pelo excelente trabalho. Era bom que os nossos governantes vissem o trabalho que realmente se desempenha nas nossas escolas.
ResponderEliminar