quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O Inverno

Os alunos visualizam um PowerPoint, com imagens alusivas ao Inverno, projectado no quadro interactivo, como forma de introdução do tema.
Pintam uma imagem alusiva ao Inverno.
Colectivamente fazem uma chuva de ideias sobre o tema Inverno.
Visualizam o léxico e conceitos que possuem sobre o tema.
Ouvem a leitura de um texto informativo na voz do professor sobre o tema.
Tiram notas no decorrer da leitura
Comentam o texto ouvido, esclarecendo dúvidas quanto ao sentido ou quanto a palavras novas
Acrescentam na chuva de ideias os novos conhecimentos adquiridos com a audição do texto com cor diferente.
Copiam a chuva de ideias para uma ficha previamente elaborada
Recebem uma ficha (esquema) para seleccionarem, categorizarem e organizarem o léxico recolhido na chuva de ideias, construindo, assim um mapa semântico de Inverno.

Escrevem individualmente, um texto informativo, a partir do mapa semântico com o título “O Inverno”.
Escrevem o texto respeitando o tema, as regras básicas de ortografia e pontuação.

Lêem e reflectem sobre o escrito.
Copiam o texto para uma ficha elaborada para esse fim.
Ilustram o texto.
Reflectem sobre o trabalho desenvolvido, julgando da pertinência de realizar pesquisas para saber mais sobre determinados assuntos, comparando as palavras que surgiram na chuva de ideias inicial e as palavras que surgiram depois do texto ouvido, assim como da pertinência da planificação.
Elaboram a ficha de autoavaliação

4 comentários:

  1. Amigos do 3ºB porque é que no mapa semântico riscaram a palavra Pai Natal? Beijinhos do 2º B

    ResponderEliminar
  2. Olá 2.º B, nós riscamos a palavra Pai Natal da chuva de ideias porque já a tínhamos escrito. Cumprimentos do 3.º B.

    ResponderEliminar
  3. Professor Carlos e 3ºB agradecemos a resposta. Ficamos esclarecidos.
    Beijinhos e abraços do 2ºB

    ResponderEliminar
  4. Colegas, por favor forneçam a ficha «Vamos conhecer melhor o Inverno».
    Obrigado
    4ºB

    ResponderEliminar