Lê o poema e de seguida mostra a imagem do respectivo peixe.
A partir da imagem de um peixe colocada no quadro, a professora pede aos alunos que digam tudo o que sabem sobre os peixes. Chuva de ideias
A professora escreve no quadro as palavras resultantes da chuva de ideias.
De seguida, os alunos copiam estas palavras para uma folha facultada pela professora.
Uma vez que ao conhecimento prévio dos alunos é necessário juntar nova informação, para que se transforme posteriormente, em mais conhecimento, a professora, apresenta, aos alunos, um livro com a seguinte informação:
A vida no mar;
O que é um peixe;
Outras criaturas;
Peixes bebés;
Caçadores do mar;
Monstros marinhos;
Recifes de coral.
A professora apresenta um esquema (mapa semântico), em cartolina, para os alunos completarem com a informação recebida.
Ao lado, mostra os cartões com as palavras possíveis para completar o mesmo.
Os alunos, de forma ordenada, pegam nos cartões com as palavras correctas e completam o respectivo esquema.
Os alunos copiam a informação de forma organizada.
Sem comentários:
Enviar um comentário