domingo, 31 de janeiro de 2010

Concurso de leitura

A professora apresenta a letra N:
Mostra o poster da letra N e pergunta aos alunos se eles sabem o nome da letra que vão aprender, posteriormente, coloca-o no placard junto das outras letras aprendidas.

No quadro, apresenta e explica aos alunos a forma como se realiza o grafismo da letra N maiúscula e minúscula manuscrita e quais os grafismos correspondentes em letra de imprensa.

A professora apresenta várias palavras com a letra N no quadro. Posteriormente, solicita a cada um dos alunos que leia uma das palavras escritas no quadro. Questiona o significado das que são menos comuns ao seu vocabulário e explica aquelas que os alunos não conhecem o seu significado.

A professora promove o concurso de leitura rápida, pede aos alunos que, em grupos de 4, leiam as palavras escritas em cartões, construídas para o efeito. Ganha o grupo que ler as palavras mais depressa e dentro de cada grupo é eleito, pelos colegas, o que leu melhor.

De seguida, numa ficha de trabalho os alunos aplicam alguns conhecimentos já aprendidos: copiar palavras, dividir palavras em sílabas, preencher texto com lacunas e ilustrar o desenho sobre o texto lido.
Cada aluno lê as palavras escritas na respectiva ficha, sendo atribuídas estrelas de acordo com a leitura realizada. As estrelas são pintadas na ficha de trabalho, correspondendo a atribuição de 5 estrelas a uma leitura fluente.
De seguida, praticam no caderno diário o grafismo da letra N manuscrito e várias palavras com a letra aprendida escritas em letra de imprensa. Solicita aos alunos que pratiquem o grafismo da letra N e que leiam e copiem as palavras escritas.

Sem comentários:

Enviar um comentário