“Os textos instrucionais fazem parte da vida quotidiana. Em muitos casos, a informação de que necessitamos encontra-se formatada em esquemas, diagramas, gráficos e tabelas, acompanhados de pequenos textos ou simplesmente de frases ou palavras em funções explicativas.” (Guthrie, Britten & Barker, 1991)
Objectivo: Conhecer a estrutura de um texto instrucional
Actividade: Análise da estrutura de textos instrucionais
A professora, previamente, recorta o texto em três unidades: título, ingredientes e instruções).
Apresenta o recorte com o título e questiona os alunos:
Pelo título, que tipo de texto vos parece que vamos ler?
Os alunos identificam o tipo de texto.
Para que serve uma receita de um bolo?
Para que possam fazer o bolo o que precisam saber?
Que ingredientes vos parece que um bolo de chocolate pode levar?
Os alunos preenchem uma ficha com os ingredientes que acham necessários para a confecção de um Bolo de Chocolate.
A professora apresenta a lista de ingredientes e pede para registarem os ingredientes que fazem parte da receita, os que foram referidos pelos alunos e os que não foram mencionados.
A professora apresenta o modo de preparação do Bolo de Chocolate.
Os alunos assinalam afirmações verdadeiras de acordo com o sentido do texto e seleccionam as acções que se referem à confecção de Bolo de Chocolate.
Objectivo: Conhecer a estrutura de um texto instrucional
Actividade: Análise da estrutura de textos instrucionais
A professora, previamente, recorta o texto em três unidades: título, ingredientes e instruções).
Apresenta o recorte com o título e questiona os alunos:
Pelo título, que tipo de texto vos parece que vamos ler?
Os alunos identificam o tipo de texto.
Para que serve uma receita de um bolo?
Para que possam fazer o bolo o que precisam saber?
Que ingredientes vos parece que um bolo de chocolate pode levar?
Os alunos preenchem uma ficha com os ingredientes que acham necessários para a confecção de um Bolo de Chocolate.
A professora apresenta a lista de ingredientes e pede para registarem os ingredientes que fazem parte da receita, os que foram referidos pelos alunos e os que não foram mencionados.
A professora apresenta o modo de preparação do Bolo de Chocolate.
Os alunos assinalam afirmações verdadeiras de acordo com o sentido do texto e seleccionam as acções que se referem à confecção de Bolo de Chocolate.
Sem comentários:
Enviar um comentário