Os alunos ouvem, na voz da professora, a leitura do texto “A Princesa e a Bruxa” de Franclim Neto.
Exploram a ilustração que acompanha o texto.
Cada aluno lê um excerto do texto.
Os alunos reconhecem os grupos consonânticos existentes no texto.
Realizam individualmente uma ficha de interpretação.
Exploram a ilustração que acompanha o texto.
Cada aluno lê um excerto do texto.
Os alunos reconhecem os grupos consonânticos existentes no texto.
Realizam individualmente uma ficha de interpretação.
Realizam o jogo “Discos com letras”: os alunos colocam-se em círculo, com os discos de papel dispostos no chão e cada aluno identifica o grupo consonântico que está escrito no seu disco e nomeia uma palavra que contenha esse grupo consonântico; posteriormente rodam à volta do círculo de discos ao ritmo de uma música, quando esta cessar o aluno que tiver à sua frente o disco com o grupo consonântico mencionado deve levantá-lo e referir uma palavra com o mesmo grupo consonântico; a professora regista a palavra mencionada no caderno.
Colam as palavras e as imagens correspondentes na cartolina.
Cada grupo apresenta a sua cartolina à turma e elabora uma frase com uma ou mais palavras que contenham o grupo consonântico apresentado.
-
O disco é recolocado e o jogo continua.
Lêem e reflectem sobre o escrito.
Ouvem a descrição da actividade a realizar: construção de cartolinas representativas dos grupos consonânticos.
Os alunos juntam-se a pares.
Recebem uma cartolina referente a um grupo consonântico.
Um aluno tem a tarefa de procurar, numa mesa com várias palavras baralhadas, todas as que contenham o seu grupo consonântico; outro aluno deve procurar noutra mesa com várias imagens, as que são representativas das palavras do grupo consonântico atribuído.
Ouvem a descrição da actividade a realizar: construção de cartolinas representativas dos grupos consonânticos.
Os alunos juntam-se a pares.
Recebem uma cartolina referente a um grupo consonântico.
Um aluno tem a tarefa de procurar, numa mesa com várias palavras baralhadas, todas as que contenham o seu grupo consonântico; outro aluno deve procurar noutra mesa com várias imagens, as que são representativas das palavras do grupo consonântico atribuído.
Colam as palavras e as imagens correspondentes na cartolina.
Cada grupo apresenta a sua cartolina à turma e elabora uma frase com uma ou mais palavras que contenham o grupo consonântico apresentado.
-
Registam todas as frases elaboradas numa ficha elaborada para esse fim.
Lêem e reflectem sobre o trabalho desenvolvido.
Elaboram a ficha de autoavaliação.
Lêem e reflectem sobre o trabalho desenvolvido.
Elaboram a ficha de autoavaliação.
Nós fizemos estas actividades com muito interesse e motivação. Gostamos imenso de realizar o jogo "Discos com letras" e elaborar, em grupo, as cartolinas.
ResponderEliminar2ºB
Bom trabalho
ResponderEliminarGostamos muito de realizar estes trabalhos.
ResponderEliminarcumprimentos do 2ºB
O 2ºB tem muitas saudades da Professora Beatriz.
ResponderEliminarBeijinhos
2º B