segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O avental de histórias

Utilizando como instrumento facilitador “O avental de histórias” os alunos constroem histórias.

A aula iniciou-se com um diálogo sobre o trabalho a realizar e a apresentação dos materiais necessários - um avental com diversos “ingredientes”.
Os alunos retiram à sorte uma carta de cada bolso do avental.
* Assim começa a história - Era uma vez...
* Uma personagem - um rei.

* Lugar onde vive - no castelo.

* Uma missão - descobrir a receita da felicidade.
* Lugar onde vai cumprir a missão - no deserto.

* Os maus que vão atrapalhar - um pirata.

* Os bons que vão ajudar - uma velhinha.

* Os bons oferecem algo para ajudar a personagem - objecto mágico - espelho.


Retirados os cartões, do bolso do avental vai-se formando uma história.
Dispõem as cartas, só as ilustradas, por tema – personagens humanas, animais, espaços, objecto mágico.

Exploram as cartas construindo redes semânticas. Os alunos podem colocar questões a fim de esclarecer, aumentar ou hierarquizar as palavras encontradas.
Descrevem as personagens e os espaços.

No quadro, visualizam o esquema do texto – introdução, desenvolvimento e conclusão - explicando a divisão formal e de conteúdo do mesmo.


Com as cartas sorteadas constroem uma história oralmente. Definem as linhas gerais da história, que se adicionam ao esquema inicial e constroem a história no quadro e na folha.
Lêem o texto e fazem as devidas correcções com ajuda da professora.
Passam o texto para uma folha limpa a caneta e/ou computador tendo em conta os aspectos gráficos.



Lêem o texto produzido aos colegas da escola.

5 comentários:

  1. Caros colegas o vosso trabalho está fantástico!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Olá!Sou o Bruno Alves e acho que tudas as turmas fizeram um excelente trabalho

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Sou professora de Português e achei esta uma maneira divertida e entusiasmante de levar todos os alunos a escrever! Na verdade, a criatividade é meio caminho andado para levar os outros aprender.

    ResponderEliminar
  4. Olá. gostei muito deste trabalho e desta técnica de puxar pela criatividade dos nossos alunos.
    Posso perguntar se é possível partilhar as imagens/recursos utilizados para este projeto?
    Obrigada!
    Professora Marta Capela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso enviar as cartas por email, mas só em Setembro porque agora estou de ferias

      Eliminar