sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O avental de histórias

Utilizando como instrumento facilitador “O avental de histórias”, os alunos produzem colectivamente uma história.
A aula inicia-se com um diálogo introdutório sobre o trabalho a realizar e a apresentação de um avental com diversos ingredientes: “Assim começa a história”; “Uma personagem”; “Lugar onde vive”; “Uma missão”; “Lugar onde vai cumprir a missão”; “Os maus que vão atrapalhar”; “Os bons que vão ajudar”; “Os bons oferecem algo para ajudar a personagem”; “E acabar pode ser assim”.

Os alunos retiram à sorte uma carta de cada bolso do avental.
• Retirados todos os cartões, dos bolsos do avental, vai-se formando uma história.

Os alunos dispõem as cartas ilustradas, por temas: personagens humanas, animais, espaços, objecto mágico.
Exploram as cartas construindo redes semânticas.

Os alunos respondem a questões de forma a esclarecer, aumentar ou hierarquizar as palavras encontradas.
Descrevem as personagens e os espaços.
Registam a informação numa ficha previamente elaborada.
No quadro interactivo, visualizam o esquema do texto: “introdução, desenvolvimento e conclusão”, a divisão formal e os conteúdos dos mesmos.

Com as cartas sorteadas, constroem uma história oralmente. Definem as linhas gerais da história, que se adicionam ao esquema inicial e constroem a história no quadro.
• Lêem o texto e fazem as devidas correcções com ajuda da professora.
• Passam o texto para uma ficha previamente elaborada, tendo em conta os aspectos gráficos;

Lêem e reflectem sobre o texto produzido.• Elaboram uma ficha de autoavaliação.

1 comentário:

  1. A nossa história ficou maravilhosa.
    Com este avental é super fácil inventar histórias engraçadas.
    Recomendamos a todas as turmas que o utilizem.
    2ºB

    ResponderEliminar