quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Menino de todas as cores

Os alunos ouvem a leitura, na voz da professora, da obra em PowerPoint, “Meninos de Todas as Cores” de Luisa Ducla Soares.
Visualizam, simultâneamente, cada página da obra (texto e ilustração), no quadro interactivo.
-
Localizam no mapa do mundo o percurso do Miguel - que percorreu diferentes continentes - Ásia, África, América e Europa e assinalam com os meninos de diferentes cores (cor amarela, vermelha, castanha e preta) o
respectivo percurso.
Comentam a história ouvida.
Exploram a ilustração de cada página.
reconhecem as comparações presentes no texto.
Cada aluno lê um excerto do texto.
Os alunos identificam as cores mencionadas no texto e constroem novas comparações para cada uma das cores referidas.
-
Registam todas as possíveis comparações numa ficha previamente elaborada.
Lêem e reflectem sobre o escrito.
Recebem um excerto da história, com algumas lacunas para serem completadas com base no mapa de comparações realizado anteriormente.
Executam a reescrita do excerto, colectivamente no quadro interactivo, respeitando as regras básicas de ortografia e pontuação.
Lêem e reflectem sobre o escrito, procedendo ao seu aperfeiçoamento.
Copiam a reescrita para uma ficha destinada para esse fim.
Ilustram de forma pessoal a reescrita do excerto da obra.
Reflectem sobre o trabalho desenvolvido.
Elaboram a ficha de autoavaliação.

Sem comentários:

Enviar um comentário