segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O reconhecimento global e automático de palavras

Leitura do poema “Música”, de Luísa Ducla Soares, apresentação de um cartaz com o poema, onde se destacam os nomes dos instrumentos a uma cor e os nomes dos meninos a outra.
Os alunos (1º ano) dizem o poema em coro e individualmente. De seguida identificam os instrumentos musicais, cujos nomes são apresentados em cartões. Depois é trocada a ordem de aparição dos mesmos no poema, com cartões colados com os nomes dos instrumentos, sendo a quadra ”lida” novamente.
É feito o mesmo exercício, mas trocando os nomes dos meninos pelo nome de cada um dos alunos da turma e de dois amigos. Os nomes dos alunos são também apresentados em cartões, para que os alunos identifiquem o seu nome e o dos colegas.

Por último, os alunos fazem o desenho do instrumento que gostariam de aprender a tocar.

1 comentário:

  1. Sou uma colega vossa que está agora a fazer formação no PNEP.
    É muito interessante,mas mt mt trabalhoso. Todas as colegas aqui se queixam.
    Gostei do que vi aqui e vou tentar ir vendo sempre (têm sugestões diferentes das nossas aqui, em Sesimbra, embora as nossas também sejam interessantes).
    O melhor de toda esta formação é, acima de tudo, a partilha.
    Um bem haja.

    ResponderEliminar