sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O escadote das palavras

O escadote das palavras

Reconhecer que a alteração de apenas um som, origina uma outra palavra; identificar o som inicial que diferencia a palavra. Escolher um conjunto de palavras em que apenas varie o primeiro som, por exemplo, pato, gato, fato, mato, rato, e selecção de imagens que representem esses vocábulos. Construção do desenho de uma escada em que cada degrau corresponderá a uma das palavras.
Leitura do «Poema em P», pela professora. Identificação do som «p» no inicio de muitas palavras do poema. Identificar o som «p» num conjunto de gravuras e palavras. Colocar a gravura e a palavra começada por «p» no primeiro degrau do escadote. Completar o escadote com as restantes palavras e respectivas gravuras que apenas variam no som inicial (pato, rato, fato, mato, gato…)
Em seguida, os alunos sobem o escadote pronunciando as palavras sem o som inicial, descem-no pronunciando o som inicial e posteriormente a palavra toda.



Leitura associada: Poema em P de Luísa Ducla Soares
A Paula
Pede paz,
Os pardais
os peixes
os pandas
as plantas
as pedras
pedem paz.
Os palhaços
os polícias
os pintores
os padeiros
os poetas
pedem paz.
Os prédios
as praias
os pastos
as pontes
as piscinas
pedem paz.
O planeta
pede paz.
Políticos,
não ponham na panela
a pomba da paz.

Luísa Ducla Soares, Poemas da Mentira e da Verdade, Lisboa, Livros Horizonte, 2005

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