sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Identificação de padrões ortográficos

Identificação do som comum nas muitas palavras do poema (lh).

Leitura do poema «Bolhas».



Relação entre a ilustração do poema e o seu conteúdo. Descoberta das rimas existentes.
Em trabalho individual, os alunos preenchem um registo sobre o poema, no qual é pedido o título, o nome da autora, palavras semelhantes, rimas e descoberta de algumas palavras do poema numa sopa de letras.

Em trabalho de grupo, os alunos constroem listas de palavras sobre os dígrafos «lh», «ch» e «lh».



As listas são formadas por palavras e imagens.

Numa mesa estão dispostos cartões com palavras e noutra cartões com imagens.
Durante o trabalho de grupo, cada elemento terá uma tarefa específica, distribuída no início pela professora: procurar as imagens, procurar as palavras, organizar as palavras e as imagens na cartolina, apresentar o trabalho de cada grupo.













Posteriormente, registam as palavras de cada lista num cartaz.

Cada grupo apresenta o seu trabalho.

Ficha de registo das palavras encontradas

Sem comentários:

Enviar um comentário