domingo, 31 de janeiro de 2010

Concurso de leitura

A professora apresenta a letra N:
Mostra o poster da letra N e pergunta aos alunos se eles sabem o nome da letra que vão aprender, posteriormente, coloca-o no placard junto das outras letras aprendidas.

No quadro, apresenta e explica aos alunos a forma como se realiza o grafismo da letra N maiúscula e minúscula manuscrita e quais os grafismos correspondentes em letra de imprensa.

A professora apresenta várias palavras com a letra N no quadro. Posteriormente, solicita a cada um dos alunos que leia uma das palavras escritas no quadro. Questiona o significado das que são menos comuns ao seu vocabulário e explica aquelas que os alunos não conhecem o seu significado.

A professora promove o concurso de leitura rápida, pede aos alunos que, em grupos de 4, leiam as palavras escritas em cartões, construídas para o efeito. Ganha o grupo que ler as palavras mais depressa e dentro de cada grupo é eleito, pelos colegas, o que leu melhor.

De seguida, numa ficha de trabalho os alunos aplicam alguns conhecimentos já aprendidos: copiar palavras, dividir palavras em sílabas, preencher texto com lacunas e ilustrar o desenho sobre o texto lido.
Cada aluno lê as palavras escritas na respectiva ficha, sendo atribuídas estrelas de acordo com a leitura realizada. As estrelas são pintadas na ficha de trabalho, correspondendo a atribuição de 5 estrelas a uma leitura fluente.
De seguida, praticam no caderno diário o grafismo da letra N manuscrito e várias palavras com a letra aprendida escritas em letra de imprensa. Solicita aos alunos que pratiquem o grafismo da letra N e que leiam e copiem as palavras escritas.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Grupos consonânticos

Os alunos ouvem, na voz da professora, a leitura do texto “A Princesa e a Bruxa” de Franclim Neto.
Exploram a ilustração que acompanha o texto.
Cada aluno lê um excerto do texto.
Os alunos reconhecem os grupos consonânticos existentes no texto.
Realizam individualmente uma ficha de interpretação.



Realizam o jogo “Discos com letras”: os alunos colocam-se em círculo, com os discos de papel dispostos no chão e cada aluno identifica o grupo consonântico que está escrito no seu disco e nomeia uma palavra que contenha esse grupo consonântico; posteriormente rodam à volta do círculo de discos ao ritmo de uma música, quando esta cessar o aluno que tiver à sua frente o disco com o grupo consonântico mencionado deve levantá-lo e referir uma palavra com o mesmo grupo consonântico; a professora regista a palavra mencionada no caderno.
O disco é recolocado e o jogo continua.



Terminado o jogo, registam todas as palavras referidas numa grelha pré elaborada.
Lêem e reflectem sobre o escrito.
Ouvem a descrição da actividade a realizar: construção de cartolinas representativas dos grupos consonânticos.
Os alunos juntam-se a pares.
Recebem uma cartolina referente a um grupo consonântico.
Um aluno tem a tarefa de procurar, numa mesa com várias palavras baralhadas, todas as que contenham o seu grupo consonântico; outro aluno deve procurar noutra mesa com várias imagens, as que são representativas das palavras do grupo consonântico atribuído.








Colam as palavras e as imagens correspondentes na cartolina.
Cada grupo apresenta a sua cartolina à turma e elabora uma frase com uma ou mais palavras que contenham o grupo consonântico apresentado.
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Registam todas as frases elaboradas numa ficha elaborada para esse fim.
Lêem e reflectem sobre o trabalho desenvolvido.
Elaboram a ficha de autoavaliação.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A viagem à terra do eiro...

A professora apresenta o poema "A força das palavras" de Luísa Ducla Soares, em que o sufixo eiro aparece destacado a azul.
Leitura do poema pela professora, seguida pel alunos e identificação das palavras do poema que terminam com o sufixo eiro.

Organização da turma em grupos de 2 elementos com o objectivo da descoberta pelas crianças de outras palavras com o mesmo sufixo.
Partilha das palavras encontradas e elaboração de uma lista colectiva, ordenada alfabeticamente.

Descoberta e escrita de palavras similares que terminem em eira.
Invenção de um nome para a terra do eiro e construção de uma viagem imaginária a essa terra em que as pessoas e coisas se designam por palavras com os sufixos eiró e eira.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A folha que teimava em não cair...

António Torrado deixou como repto, aos alunos do 4º ano turma A, a continuação de uma história por ele iniciada “A folha que teimava em não cair da árvore...”. Este trabalho proporcionou aos alunos a troca de experiências e a reflexão sobre a estrutura e outras características do texto, proporcionou experiências de escrita, oportunidades de partilha e o desenvolvimento de saberes.

A folha que teimava em não cair da árvore...



Propostas de escrita

Proposta de escrita
Eu gosto tanto da neve e do Inverno, mas gostava de ter um acróstico com o meu nome (boneco de neve), a identificar-me. Será que podes ajudar-me?
Ajuda o boneco de neve a fazer um acróstico com o seu nome.
Não te esqueças que um acróstico é um jogo de palavras, que consiste em iniciar cada verso com uma letra de uma palavra escrita verticalmente. Ou seja, a partir das letras dessa palavra criam-se outras palavras ou pequenas frases.



Vou fazer uma festa na neve. Adoro festas… Vou convidar os meninos da turma do 4ºB . Mas…
Preciso de fazer um convite.
Ajuda o boneco de neve a fazer o convite.
Quando escreveres o convite não te esqueças de indicar os seguintes elementos:
Ø O nome de quem convida;
Ø Qual é a finalidade do convite;
Ø Para que data convida (dia da semana/mês);
Ø Para que horas;
Ø Para que local;
Ø Como é uma festa na neve, o boneco de neve solicita aos convidados alguns requisitos: luvas, gorro, cachecol, botas…;
Ø Assinatura de quem convida;
Ø A confirmação da presença.