terça-feira, 3 de março de 2009

O alargamento do Grupo Nominal

Desenvolver a consciência linguística
O professor apresenta uma imagem que os alunos identificam (ex. imagem de um cão).
Os alunos constroem frases a partir da palavra cão. O professor escolhe uma das frases, (o cão está na casota) e coloca no quadro quatro cartões rectangulares (que substituem as palavras o, está, na e casota ) e a imagem do cão, de acordo com o seguinte esquema.

O professor explica que os rectângulos estão a esconder as palavras da frase, voltando a repetir a frase e apontando para os rectângulos.

Seguidamente, pede aos alunos que substituam a palavra que está antes da palavra cão por outra(s) (ex: este; aquele; o outro; o meu; este; meu).

Depois, pede aos alunos que acrescentem palavra(s) a seguir à palavra cão (ex. engraçado; bonito; castanho; do Pedro; que me assustou).

O exercício continua a partir de outras imagens. Os alunos realizam simultaneamente uma ficha de trabalho com exercícios semelhantes.









No final foi elaborado um cartaz com os nomes e respectivas qualidades. Os alunos tinham de identificar em cartões baralhados as qualidades e colocar à frente dos nomes.




Sem comentários:

Enviar um comentário