segunda-feira, 9 de março de 2009

Conhecimento da Língua; Desenvolver a consciência linguística.

Colectivamente, os alunos constroem um cartaz sobre a definição de nome e as suas categorias (nomes de plantas, animais, coisas).





Em seguida, observam uma sequência de imagens, contendo dados sobre personagens, locais, o tempo, objectos…Oralmente, fazem a descrição das imagens e a professora lê algumas sugestões úteis para a estruturação de uma narrativa.
· Escrever um título;
· Podes iniciar a história por «Era uma vez…», «Certo dia»; «No tempo ….»;
· Escolher os nomes para as personagens;
· Referir o local (ex: na Serra da Estrela, na montanha, na floresta);
· Referir o tempo (à noite, de manhã, no Sábado; no Inverno);

· Relatar o que se passou com sequência (Passado algum tempo; Pouco depois, Mais tarde; Por fim …);
· Falar dos sentimentos/estados das personagens (friorento, feliz, esfomeado, gelado, com medo, curioso, zangado…).

Em seguida, individualmente, inventam a narrativa sugerida pelas imagens.

Identificam os nomes que utilizaram na narrativa, sublinhando-os a azul. Colocam os nomes encontrados numa tabela de acordo com a sua categoria.
Reflectem sobre o tipo de nomes que utilizaram na sua narrativa.
Por último, lêem a sua narrativa aos colegas.


Sem comentários:

Enviar um comentário