quarta-feira, 6 de maio de 2009

A avaliação da leitura

Esta ficha de avaliação de leitura foi construída, em grupo, na Oficina Temática sobre Avaliação da Leitura, tendo como principal objectivo trabalhar os processos de compreensão da leitura (microprcessos, referências anafóricas, inferências, conectores, macroprocessos e os processos elaborativos).







A professora diz aos alunos que vão ler um texto, para realizarem uma ficha de compreensão da leitura.
É feita a leitura do texto “A BORRACHA CANSADA”, de António Torrado, pela professora, de modo que os alunos se apercebam da importância da entoação e da expressividade na oralidade.
Cada aluno lê o texto, seguindo as orientações da professora.
Segue-se a sua interpretação, sendo que a professora conduz a interacção verbal de modo a que os alunos respondam a perguntas como: o autor do texto, a obra de onde o mesmo foi retirado, o ano em que foi escrito, a editora, a participação ou não do autor, as personagens principais, a ideia principal, o local e o tempo em que decorreu a acção…
São analisados os vocábulos desconhecidos e, pelo sentido das frases, os alunos são ajudados a descobrir o sentido dos mesmos.
Feita esta interpretação oral, é distribuída por cada criança uma ficha pré-elaborada (na oficina temática), com perguntas no dominio dos microprocessos, de compreensão das unidades de significado, com expressões referenciais anafóricas, aplicação de conectores, realização de inferências, estrutura do texto e perguntas de apreciação do texto, à qual respondem por escrito, para aferir a compreensão da leitura realizada sobre o texto “ A Borracha Cansada”.
· Finalmente, cada um faz a ilustração pessoal do texto.



Adicionar imagem



Sem comentários:

Enviar um comentário