A professora diz aos alunos que vão ler um texto e fazer a sua interpretação, para no fim realizarem uma ficha de compreensão da leitura.
É feita a leitura do texto “Os seis pintainhos”, de António Torrado, pela professora, para que os alunos se apercebam da importância da entoação e da expressividade na oralidade.
Cada aluno lê o texto, seguindo as orientações da professora, para se inteirarem melhor do seu conteúdo.
Segue-se a sua interpretação, sendo que a professora conduz a interacção verbal de modo a que os alunos respondam a perguntas como: o autor do texto, a obra de onde o mesmo foi retirado, o ano em que foi escrito, a editora, a participação ou não do autor, as personagens principais, a ideia principal, o local e o tempo em que decorreu a acção…·
Segue-se a sua interpretação, sendo que a professora conduz a interacção verbal de modo a que os alunos respondam a perguntas como: o autor do texto, a obra de onde o mesmo foi retirado, o ano em que foi escrito, a editora, a participação ou não do autor, as personagens principais, a ideia principal, o local e o tempo em que decorreu a acção…·
São analisados os vocábulos desconhecidos e, pelo sentido das frases, os alunos são ajudados a descobrir o sentido dos mesmos.·
Feita esta interpretação oral, é distribuída por cada criança uma ficha pré-elaborada, com perguntas no dominio dos microprocessos, de compreensão das unidades de significado, com expressões referenciais anafóricas, aplicação de conectores, realização de inferências, estrutura do texto e perguntas de apreciação do texto, à qual responderam por escrito, para aferir a compreensão da leitura realizada sobre o texto “Os seis pintainhos”.·
o 2ºb manda muitos beijinhos e muitos parabens!
ResponderEliminarDo 2ºB