quinta-feira, 7 de maio de 2009

A avaliação da leitura

Esta ficha de avaliação de leitura foi construída, em grupo, na Oficina Temática sobre Avaliação da Leitura, tendo como principal objectivo trabalhar os processos de compreensão da leitura (microprcessos, as inferências e os conectores anafóricos, macroprocessos).






A professora diz aos alunos que vão ler um texto e fazer a sua interpretação, para no fim realizarem uma ficha de compreensão da leitura.
É feita a leitura do texto “Os seis pintainhos”, de António Torrado, pela professora, para que os alunos se apercebam da importância da entoação e da expressividade na oralidade.
Cada aluno lê o texto, seguindo as orientações da professora, para se inteirarem melhor do seu conteúdo.
Segue-se a sua interpretação, sendo que a professora conduz a interacção verbal de modo a que os alunos respondam a perguntas como: o autor do texto, a obra de onde o mesmo foi retirado, o ano em que foi escrito, a editora, a participação ou não do autor, as personagens principais, a ideia principal, o local e o tempo em que decorreu a acção…·
São analisados os vocábulos desconhecidos e, pelo sentido das frases, os alunos são ajudados a descobrir o sentido dos mesmos.·
Feita esta interpretação oral, é distribuída por cada criança uma ficha pré-elaborada, com perguntas no dominio dos microprocessos, de compreensão das unidades de significado, com expressões referenciais anafóricas, aplicação de conectores, realização de inferências, estrutura do texto e perguntas de apreciação do texto, à qual responderam por escrito, para aferir a compreensão da leitura realizada sobre o texto “Os seis pintainhos”.·


1 comentário: