quinta-feira, 20 de maio de 2010

Poema - O vento

Começando pela sensibilização para a leitura, deu-se início à sessão tutorial. Partindo apenas do titulo do poema "O vento", os alunos mostraram os conhecimentos que possuíam sobre o tema, tentando adivinhar também que tipo de texto iriam trabalhar.
Algumas das ideias que surgiram:
O vento é invisivel
O vento é o ar em movimento
O vento é uma brisa
O vento é frio
O vento passa e não se vê, só se sente.
Em pequenos grupos, os alunos elaboram um Mapa Semântico relacionado com o vento.
Leitura do poema pela professora.
Identificação das utilidades/funções/sensações do vento presentes no poema.
Comparação com o Mapa Semântico.
Após a leitura, os alunos sublinham as palavras desconhecidas: buganvília e bambu.
Com base no contexto, a turma tira conclusões sobre o significado dessas palavras. Procuraram no dicionário o seu significado, a professora apresenta, ainda, imagens das plantas: tilia, buganvília e bambu.

Após a leitura, os alunos copiam o poema, utilizando a mesma cor para os sons semelhantes que se encontram nas palavras no fim dos versos.
Registo, numa tabela, dos resultados da tarefa, de modo a que a informação recolhida seja verbalizada de modo rigoroso.
Reescrita, individual, do poema, preenchendo os espaços em branco com outras palavras que rimem e que confiram sentido ao texto.Dramatização do poema reescrito. Foi proposto também que associassem sentimentos, emoções e senações individuais ao poema, tomamdo como exemplo as existentes no texto.


Sem comentários:

Enviar um comentário