terça-feira, 18 de maio de 2010

Desenvolvimento da consciência fonológica

Actividade: Exploração da história “Os ovos misteriosos”
Objectivos: Desenvolver a capacidade de identificar rimas;
Dividir palavras em sílabas.


Descrição da actividade: Conto e exploração da história “Os ovos misteriosos” de Luísa Ducla Soares. Os alunos ouviram a história lida pela professora ao mesmo tempo que acompanhavam a apresentação em PowerPoint. De seguida procedeu-se ao reconto da história feito por vários alunos e fez-se um levantamento das personagens, das acções desenvolvidas pelas mesmas e do espaço em que decorreram essas acções. Auscultados os alunos sobre a parte da história que tinham gostado mais, a turma foi unânime na escolha das quadras que descreviam os filhos da galinha. Os alunos levaram como trabalho de casa a leitura, transcrição e memorização das quadras (cada aluno seleccionou a quadra que queria memorizar).
Posteriormente foi-lhes solicitado que a cada imagem, filhos da galinha, associassem a quadra correspondente, através do recorte e colagem.
Depois foram realizadas outras actividades com vista à exploração da rima presente nas quadras. Foi-lhes solicitado que: desenhassem os animais (filhos da galinha);
Identificassem em cada quadra o nome do animal presente na gravura e a palavra que rimava com o seu nome;

Seguiu-se o ditado mudo.

Pediu-se que fizessem a leitura, em voz alta, do nome das personagens e segmentassem as palavras em sílabas batendo uma palma para cada sílaba e contabilizassam o número de sílabas em cada palavra.
De seguida resolveram uma ficha com os seguintes exercícios: pintar um círculo por cada sílaba da palavra, contabilizar e separar as sílabas das palavras.

Actividade II
Actividade: Criar rimas
Objectivos: Desenvolver a capacidade de criar rimas.

A docente iniciou a actividade fornecendo aos alunos um pequeno exercício, no qual estavam alguns nomes de crianças e palavras incompletas que rimavam com esses nomes. A tarefa era completar a palavra, ler e verificar que rimavam.
Depois foi solicitado aos alunos que, em conjunto, fizessem uma lista de palavras que rimassem com os seus nomes. tendo surgido a seguinte lista:
De seguida, cada aluno, seleccionou a palavra que mais gostou e elaborou uma frase, na qual incluiu o seu nome e a palavra escolhida, tendo resultado no seguinte trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário