Objectivo: Desenvolver a capacidade de segmentação das palavras nos sons que as constituem.
Actividade: O jogo das palavras preguiçosas
•Um aluno retira uma imagem do saco e diz o nome do objecto que ela representa. O professor explica que está com muita preguiça e repete a palavra, fazendo uma pausa de alguns segundos entre cada som. (exemplo: ) [v]…[e]…[l]…[a], colocando no quadro um triângulo à medida que produz cada som, alinhando-os da esquerda para a direita.
•Os alunos repetem a palavra, também 'com preguiça', alinhando os seus triângulos (os alunos apontam para cada triângulo à medida que produzem o respectivo som.).
•Os alunos repetem a palavra, também 'com preguiça', alinhando os seus triângulos (os alunos apontam para cada triângulo à medida que produzem o respectivo som.).
Achei o exercício muito interessante, vou adaptá-lo, caso me autorize
ResponderEliminarCumprimentos
Margarida Monge (também formadora do PNEP)