sexta-feira, 16 de maio de 2008

Treino da consciência fonémica

Treino da consciência fonémica.
Objectivo: Desenvolver a capacidade de segmentação das palavras nos sons que as constituem.
Actividade: O jogo das palavras preguiçosas
•Um aluno retira uma imagem do saco e diz o nome do objecto que ela representa. O professor explica que está com muita preguiça e repete a palavra, fazendo uma pausa de alguns segundos entre cada som. (exemplo: ) [v]…[e]…[l]…[a], colocando no quadro um triângulo à medida que produz cada som, alinhando-os da esquerda para a direita.
•Os alunos repetem a palavra, também 'com preguiça', alinhando os seus triângulos (os alunos apontam para cada triângulo à medida que produzem o respectivo som.).

•A professora explica que os círculos representam as sílabas e os triângulos os sons.
•Escolhem dois lápis de cor um para pintar os círculos e outro para pintar os triângulos.

•A professora explica que os círculos representam as sílabas e os triângulos os sons.



•O professor fornece uma ficha aos alunos, na qual estes irão relembrar a divisão silábica, pintando um círculo por cada sílaba; contar os sons e pintar um triângulo por cada um deles

Exercício da brochura: O conhecimento da língua - desenvolver a consciência fonológica, pág:75

1 comentário:

  1. Achei o exercício muito interessante, vou adaptá-lo, caso me autorize
    Cumprimentos
    Margarida Monge (também formadora do PNEP)

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