sábado, 10 de maio de 2008

Treino da consciência fonémica

Treino da consciência fonémica
Através do jogo A cobra e a vaca vão às compras... a professora Elsa Arieria pretendia que os alunos identificassem mentalmente o som inicial de cada palavra e que formassem grupos de palavras em função do som inicial.
Fixou no quadro a imagem da vaca e da cobra.
Junto de cada imagem, colocou um grande saco de papel, aberto.
A professora apresentou à turma duas imagens (cobra e vaca); as crianças imitaram o som produzido por cada animal (sssss; mmmm).
Os alunos preencheram a ficha com o som produzido por cada animal.

A professora explicou que os dois animais são muito amigos e resolveram ir às compras juntos.
No entanto, há um pequeno problema: a cobra só pode escolher coisas cujos nomes comecem pelo som [s] e a vaca também só pode comprar objectos cujos nomes comecem por [m]!

-Para isso, elas vão precisar da vossa ajuda.

A professora apresentou aos alunos um saco com imagens que remetem para palavras com o som [s]

Imagens que remetem para palavras com o som [m]
Imagens que representam vocábulos iniciados por outros sons.

Um aluno encarrega-se de tirar as imagens, uma a uma, do saco e de as mostrar à turma. Os colegas dizem a palavra representada, identificam o som inicial e mencionam em que saco de compras a imagem deve ser inserida.
Os alunos fizeram compras para o saco da cobra cujos nomes começavam com o som [s].


Os alunos fizeram compras para o saco da vaca cujos nomes começavam pelo som [m]
Registo das compras
Ficha de registo das compras da vaca.
Ficha de registo das compras da cobra.

3 comentários:

  1. Parabéns, que sucesso e que aula mais criativa e magnífica. Achei bárbaro o uso da consciência fonológica com os alunos.
    Adorei e vou copiar!! Abraços Marcela

    ResponderEliminar
  2. Parabéns colega!
    Gostei muito da sua aula para treinar o desenvolvimento da consciência fonológica. Gostaria apenas de saber em que ano de escolaridade foi aplicada?

    ResponderEliminar
  3. Olá... Gostei bastante da sua idéia. Estou utilizando o método fônico pela primeira vez e estou cheia de dúvidas e expectativas. Busco atividades, idéias e teorias que me ajudem a compreender melhor esse processo e aplicá-lo da melhor forma possível. Se puder postar mais atividades e sugestões ficarei agradecida! Abraços...

    ResponderEliminar