Actividades antes da leitura
A professora Fernanda Besteiro iniciou a Activação de Conhecimentos Prévios a partir da: leitura do título "Sábios como camelos”.
•Leitura do título - suscitou expectativas sobre o que os alunos esperavam encontrar no texto, surgiram ideias sobre o deserto, os camelos, habitat, alimentação…
Actividades antes da leitura
A partir do título “Sábios como camelos”, os alunos do 4º ano deitaram mãos a obra e escreveram lindas histórias… que passamos a apresentar…
Durante a leitura
É agora que o aluno mais se envolve com o texto, estabelece conexões, questiona, cruza a informação textual com saberes acerca do mundo empírico e histórico – factual.
Além das actividades de leitura em voz alta (professor/aluno) que dá vida ao texto, pois “ler expressivamente é dar corpo à leitura”, transmite emoções… houve sessões de leitura silenciosa/individual.
A leitura silenciosa e individual confirmou ou não as expectativas criadas, através do preenchimento de uma tabela comparativa do texto dos alunos com o texto do autor.
A leitura foi necessária para obter informações rápidas, selectivas e eficazes, exigidas para uma reflexão sobre o assunto.
A informação textual integra-se nos conhecimentos do leitor e a compreensão acontece (a leitura ocorre como um processo de verificação de previsões que leva à construção da compreensão do texto). A leitura é aqui apresentada como um diálogo entre o leitor e o texto.
Tabela de confrontação
Avaliação da leitura
Preenchimento de uma prancha.
Durante a leitura
É agora que o aluno mais se envolve com o texto, estabelece conexões, questiona, cruza a informação textual com saberes acerca do mundo empírico e histórico – factual.
Além das actividades de leitura em voz alta (professor/aluno) que dá vida ao texto, pois “ler expressivamente é dar corpo à leitura”, transmite emoções… houve sessões de leitura silenciosa/individual.
A leitura silenciosa e individual confirmou ou não as expectativas criadas, através do preenchimento de uma tabela comparativa do texto dos alunos com o texto do autor.
A leitura foi necessária para obter informações rápidas, selectivas e eficazes, exigidas para uma reflexão sobre o assunto.
A informação textual integra-se nos conhecimentos do leitor e a compreensão acontece (a leitura ocorre como um processo de verificação de previsões que leva à construção da compreensão do texto). A leitura é aqui apresentada como um diálogo entre o leitor e o texto.
Tabela de confrontação
Avaliação da leitura
Preenchimento de uma prancha.
Sem comentários:
Enviar um comentário