quinta-feira, 18 de março de 2010

O avental de histórias

Utilizando como instrumento facilitador “O avental de histórias”, os alunos produzem colectivamente uma história.
A aula inicia-se com a apresentação de um avental com diversos ingredientes - cartas: “Assim começa a história”; “Uma personagem”; “Lugar onde vive”; “Uma missão”; “Lugar onde vai cumprir a missão”; “Os maus que vão atrapalhar”; “Os bons que vão ajudar”; “Os bons oferecem algo para ajudar a personagem”; “E acabar pode ser assim”.
Os alunos retiram à sorte uma carta de cada bolso do avental.• Retirados todas as cartas, dos bolsos do avental, vai-se formando uma história.


Os alunos dispõem as cartas ilustradas, por temas: personagens humanas, animais, espaços, objecto mágico.Exploram as cartas construindo redes semânticas.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Texto informativo - A conservação do panda gigante

Diálogo introdutório com os alunos de forma a motivá-los para a actividade que se vai desenvolver.
Registo no quadro, pela professora, do conhecimento prévio que os alunos possuem e transmitem através de uma chuva de ideias sobre a temática do animal “Panda”.
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Visualizam a recolha do léxico e conceitos que todos os alunos possuem como conhecimentos prévios sobre o tema.
Os alunos copiam a chuva de ideias para uma ficha previamente elaborada.
Observam, no quadro interactivo, o título do texto “A conservação do panda gigante”.
Leitura do título por parte de um aluno.
Os alunos respondem à questão “Acham que este texto se trata de uma história?” e justificam as suas respostas.
Antecipam, oralmente, o assunto abordado no texto e justificam a sua opinião.
Os alunos são incentivados a mencionar o que sabem sobre o assunto e o que gostariam de aprender.
Registam todas as suas opiniões numa ficha de registo orientadora da actividade.


Os alunos ouvem a leitura do texto informativo supramencionado na voz da professora.
À medida que os alunos ouvem a leitura da professora retiram algumas notas da informação que considerem pertinente.
Consulta pelos alunos no dicionário do significado da palavra "extinção".
Exploração oral dos conteúdos do texto através de questões como: “Por que estão os pandas em perigo de extinção?”, “O que está a acontecer aos pandas?”
Tendo em conta as respostas dadas pelos alunos, pede-se a estes que identifiquem nos parágrafos 3º e 4º do texto, as causas de extinção dos pandas.
Apresentação de um esquema gráfico que traduz a relação multicausal da extinção dos pandas.
Preenchimento do esquema por parte dos alunos.

Diálogo sobre os conteúdos tratados no texto.
Os alunos são convidados a sintetizar a informação do texto, numa ficha de registo, por categorias: “O que já sabia sobre o tema”; “O que aprendi com a leitura do texto”; “O que tive dificuldade em compreender”; “O que gostava ainda de aprender sobre o tema”; “Onde posso procurar mais informação sobre o tema”.
Leitura e reflexão da referida ficha.
Ouvem a descrição da actividade a realizar de seguida.
Em grupos de dois alunos, preenchem um roteiro de leitura do texto informativo anteriormente explorado.
Cada grupo dispõe do computador Magalhães, bem como de um mapa do mundo.
Nesta actividade os alunos respondem a uma série de questões utilizando como apoio o texto, a internet, o mapa ou o seu próprio raciocínio.
A professora orienta e apoia os alunos no decurso da actividade.





Finalizada a actividade e aproveitando os novos conhecimentos adquiridos sobre a temática dos pandas, a professora convida os alunos a preencherem o B. I. (Bilhete de Identidade) do animal.
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Posteriormente é mostrada aos alunos a importância da necessidade de organizar toda a nova informação adquirida.
Organizam, recolhem e seleccionam a informação, por categorias, no quadro, como um facilitador do processo de escrita.
Constroem mapas semânticos reunindo todas as palavras e expressões recolhidas.
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Realiza-se, colectivamente no quadro interactivo uma produção de texto informativo, a partir do mapa semântico com o título “O panda”.
Escreve-se o texto respeitando o tema, as regras básicas de ortografia e pontuação, assegurando a continuidade referencial, marcando abertura e fecho, tendo por fim, uma mancha gráfica satisfatória.
Utiliza-se o processo de planificação, textualização e revisão.
Lê-se e reflecte-se sobre o escrito.
Os alunos copiam a produção de texto para uma ficha elaborada para esse fim.
Ilustram os textos.
Preenchem uma sopa de letras com nomes de animais em vias de extinção.



Reflexão do trabalho desenvolvido.
Elaboração da ficha de autoavaliação.

O ensino da ortografia - ditado

O Ensino da Escrita.
A competências ortográfica – ditado
Jogo - observa, esconde, lembra-te, escreve e verifica.
Os alunos observam as palavras e tentam fixar a forma como se escrevem.

Para que os alunos fixassem a forma como se escreve cada uma das palavras, estas foram lidas e divididas silabicamente.
Posteriormente foram retiradas do quadro e ditadas pela professora uma a uma.
Depois os alunos visualizam novamente as palavras e confrontam com a sua escrita se estiver incorrecta, professor e aluno comparam as duas formas para identificar o problema.




Leitura do poema “O limpa palavras” de Álvaro Magalhães.

Meio-ditado
Os alunos são informados que algumas palavras do poema original não serão lidas sendo a frase completada por iniciativa e criatividade de cada um.






O ensino da ortografia - meio ditado

O professor apresenta a temática a abordar na aula. Sensibiliza os alunos para a importância do cumprimento das regras ortográficas.
Leitura do poema "O nó da corda amarela" de José Vaz.
Os alunos lêem e interpretam o texto apresentado.
Levantam dúvidas sobre palavras desconhecidas.
Os alunos são informados que algumas palavras do texto original não serão lidas sendo a frase completada por iniciativa e criatividade de cada um.
Os alunos escrevem em folha própria o texto lido em voz alta pelo professor, completando as frases/versos tal como já mencionado.
Os alunos, no final do ditado, fazem a auto-correcção do texto, orientando-se pela folha que contém o texto original. O mesmo está projectado no quadro interactivo. Relativamente às palavras introduzidas por cada um, corrigir-se-ão com recurso a dicionários.
Os alunos precedem à sua correcção, escrevendo a palavra correctamente à frente da palavra com incorrecção ortográfica.
Os alunos, após a correcção do ditado, lêem a sua versão em voz alta. A mesma é comentada pelos colegas.
Posteriormente, os alunos ilustram a sua versão do texto de acordo com as palavras introduzidas.